Como construir uma startup do zero: uma visão geral

Como construir uma startup do zero: Envolva-se no ecossistema

Ideias e energias são contagiantes. É disso que se trata a inspiração. Você observa alguém bem-sucedido em alguma área da vida ou apaixonado por alguma coisa e se envolve em um estado de espírito semelhante, começa a se fazer perguntas sobre o assunto que lhe interessa e pronto, uma centelha de interesse acende em você !

Olá, Bom dia Caríssimo falas com o operador Ricardo! Espero que seu dia tenha sido o mais produtivo possível. Por favor, diz-nos em que podemos ajudá-lo?

Voltando aos tempos de escola, quanta diferença faria ter um professor apaixonado em vez de um professor que ensina porque “precisa”? Quanta diferença faria estar na companhia de amigos nerds, encrenqueiros ou perdedores? Somos seres sociais e não podemos deixar de ser impactados e inspirados por aqueles que nos rodeiam.

Agora, você precisa tirar vantagem disso e se cercar de pessoas por quem gostaria de ser influenciado. Você está tentando construir um negócio e depois aparecer em locais onde estão presentes pessoas voltadas para os negócios. Seja no mundo real ou virtual, cercar-se e mergulhar em um ambiente de negócios vai te ensinar muito sobre negócios na teoria e na prática.

Como construir uma startup do zero: faça alguma pesquisa

Você está cercado por pessoas que estão engajadas no mundo dos negócios e está aprendendo e sendo apresentado a conceitos, ideias e maneiras práticas de fazer as coisas funcionarem, ótimo, mas você também precisará trabalhar um pouco.

Você deve encontrar sua própria paixão, suas próprias teorias e seus próprios métodos.

Em qual setor você está interessado?

Que problema você vai resolver neste setor ou quais vantagens você vai trazer para esse setor?

Em que área você acha que pode ter sucesso?

Ler e fazer pesquisas por conta própria lhe dará o espaço e o tempo necessários para desenvolver o empresário que existe dentro de você.

Como construir uma startup do zero: elabore seu plano de negócios

Depois desse “trabalho condensado” que você tem feito metaforicamente e literalmente, você pode ficar realmente animado para arregaçar as mangas e começar o trabalho “de verdade”. É aqui que você pode começar a concretizar sua ideia e transformá-la em algo que um dia poderá ser tangível.

 Esta é a linha de base do que acontecerá no futuro e você deve realmente tentar torná-la tão perfeita e bem pensada quanto possível. Pense nos desafios que você provavelmente enfrentaria e como superá-los de forma realista. Você pode ler mais sobre como construir um plano de negócios aqui. Observe que este é apenas um projeto e você pode – na verdade irá – alterar e editar à medida que avança.

Como construir uma startup do zero: seja apaixonado

Paixão é o que o manterá em movimento. É o combustível que manterá a chama viva mesmo quando soprarem ventos difíceis, o que eles farão. Se você ainda não está sonhando com o dia em que sua startup estará viva e funcionando, então provavelmente este não é um bom sinal. Pergunte a si mesmo se você está realmente apaixonado por iniciar este negócio e observe sua abordagem.

Como construir uma startup do zero: seja criativo

A ideia de negócio que você tem em mente deve resolver um problema de uma forma inovadora ou muito melhor do que aquela que as pessoas já estão usando.

 A criatividade é o que o ajudará a conseguir isso. Pensar fora da caixa e considerar muitas perspectivas certamente ajudará, mas se você acha que está ficando sem ideias, trabalhe para se cercar de pessoas que você considera criativas e a energia delas se espalhará e chegará até você mais cedo ou mais tarde.

Como construir uma startup do zero: encontre um nome

Você pode ser o mais criativo possível aqui. O nome da startup deve preferencialmente refletir a visão por trás dela ou quais serviços sua startup realmente oferece. Além disso, tente inventar algo um pouco inesquecível, tenho certeza que você não quer que seus clientes esqueçam qual era o nome da sua startup.

Como construir uma startup do zero:

Provavelmente foi você quem teve a ideia, mas provavelmente também não conseguirá executá-la sozinho. Construir um negócio tem muitos componentes diferentes (marketing, vendas, tecnologia, operações, gestão, etc.) e é quase impossível para uma pessoa ter uma compreensão completa de todas essas áreas. 

Ao mesmo tempo, uma pessoa (vivendo na Terra e tendo apenas 24 horas por dia) não seria capaz de fazer todo esse trabalho, mesmo que de alguma forma soubesse como fazê-lo. Por outro lado, você precisará de mais dinheiro à medida que avança e, como uma startup em estágio inicial, suas receitas não serão suficientes. Por todas as razões acima, você precisará integrar membros da equipe, investidores e, na maioria das vezes, parceiros também.

Membros do time

Isso deve ser considerado ao fazer o plano de negócios. Ao identificar as diferentes áreas que precisam ser cobertas para manter o negócio funcionando, você deve pensar em quantas e que tipo de pessoas você precisa para fazer isso.

 Lembre-se de contratar apenas pessoas que estejam dispostas a trabalhar e pensar muito, porque às vezes uma pessoa que trabalha em uma startup precisa pensar e trabalhar duas vezes mais do que uma pessoa que trabalha em uma empresa com bons recursos.

Investidores

Quando você estava fazendo o plano de negócios, você calculou quanto dinheiro vai precisar e comparou com quanto dinheiro você tem (além disso, o projeto vai custar mais do que isso, mas não se preocupe). 

Bem, você deveria pensar agora em realmente obter esse dinheiro. Isto é conhecido como “levantar capital” e é um processo em que você está de um lado e os investidores do outro, mas isso pertence a uma história muito diferente e longa que merece um blog separado.

Parceiros

Você pode pensar nos investidores e nos membros da equipe como “parceiros”, mas estou falando aqui de um parceiro que estará no mesmo nível – ou superior, se você tiver sorte – de paixão, visão e consciência do que está acontecendo e vai continuar com o negócio. 

Um parceiro traçará estratégias com você, apresentará novas ideias de projetos e, às vezes, mudará todo o caminho da jornada para melhor ou para pior. 

Você e os sócios/cofundadores precisam manter um relacionamento saudável e equilibrado para colher os frutos de terem cérebros e mentalidades diferentes, mas evitar os confrontos que podem ocorrer por causa disso. Muitas empresas pararam devido a desentendimentos entre os cofundadores e muitas empresas floresceram devido ao que cada parceiro poderia trazer para a mesa. Encontrar um parceiro pode ser a parte decisiva do negócio.

Como construir uma startup do zero: encontre os primeiros clientes e atraia-os

Você precisa chegar lá e mostrar seu produto para pessoas e clientes em potencial. Seja um jogo, um aplicativo ou um serviço que sua startup oferece, tente trabalhar o máximo possível para conquistar os primeiros clientes, mesmo que isso inclua recomendar o aplicativo para as pessoas que você vê na rodoviária!

Como construir uma startup do zero: encontrando parceiros e colaboradores

São pessoas que vão te ajudar a crescer e que farão a jornada com você. Você precisa de indivíduos/organizações que possam complementar suas habilidades e agregar valor ao que você já faz.

Como construir uma startup do zero: encontrando um cofundador técnico!

Este é um passo essencial se você pretende construir um aplicativo/site que represente sua startup/produto no mundo digital, que convenhamos que é um mundo que você não vai querer perder!

Escolha um cofundador técnico que seja compatível com sua visão e que entenda exatamente o que você está tentando fazer e transforme-o em um aplicativo/site atraente.

Como construir uma startup do zero: Encontre um investidor anjo para o seu negócio.

Construir sua startup vai custar muito e muito provavelmente as receitas não cobrirão as despesas numa fase inicial. Você vai precisar do dinheiro dos investidores anjos. 

Mas esta missão é um pouco desafiadora, pois você precisa convencer alguém de que sua ideia vai dar certo e que o dinheiro dele não será desperdiçado, o que obviamente não é fácil. Para poder fazer isso, você precisará de algumas ferramentas e alguma prova de que sua startup tem potencial.

Como construir uma startup do zero: construa uma equipe

Construir uma equipe interna é tão importante quanto ter parceiros/cofundadores técnicos valiosos, pois sua equipe é basicamente seu exército que o ajudará a realmente realizar as coisas.

Como construir uma startup do zero: Encontre o mentor certo.

A experiência é fundamental e como empresário que está apenas a iniciar o seu negócio pela primeira vez, poderá ter tudo menos a experiência. Você pode procurar mentores que adquiriram muita experiência ao longo dos anos e que provavelmente já construíram uma startup uma vez ou talvez mais de uma vez.

Esta foi apenas uma visão geral rápida. A jornada é obviamente muito mais longa e não tão simples, mas é agradável e gratificante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima